segunda-feira, 14 de junho de 2010

Educadores se reúnem para discutir qualidade do ensino em SC


A Secretaria de Estado da Educação (SED) dá continuidade ao programa Educação: Construindo Qualidade, com o objetivo de discutir o tema "A Gestão da Escola". A terceira etapa, que acontece de 27 a 29 deste mês, no Centro de Convenções de Florianópolis, reunirá cerca de 1.600 participantes, dentre diretores de escolas, gerentes regionais e supervisores de ensino.
Nos três dias do encontro, com a presença de palestrantes renomados, os educadores apresentarão os relatos de suas práticas pedagógicas e discutirão pontos considerados fundamentais para o avanço da qualidade na educação. Também haverá conferências e uma mesa-redonda sobre melhorias da educação escolar.

Pioneira no país a lançar o programa como política pública estadual, a SED pretende consolidar as conquistas já anunciadas pelos principais instrumentos de avaliação do MEC. Esses indicadores colocam Santa Catarina em destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O desafio atual dos gestores públicos é promover ações que influenciem no cotidiano escolar, estabelecer parâmetros de gerenciamento voltados à formação dos professores, com ênfase no conhecimento da realidade em que a escola está inserida.

No seminário serão realizadas conferências sobre temas como: liderança nas escolas; desafios da atualidade na gestão da educação escolar; gestão de entidades de apoio à educação escolar, tecnologia educacional e multimídias como recursos de apoio à aprendizagem e educação especial.

Após a solenidade de abertura haverá uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.