segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estudantes recebem kits de educação ambiental


Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria de Estado da Educação (SED) começou a distribuir 63.750 Kits de Educação Ambiental para a rede pública Estadual. O investimento foi de R$ 9,7 milhões, oriundos de recursos federais.
Cada kit possui seis livros ilustrados, impressos em papel reciclado. As obras abordam temas relacionados à educação ambiental infanto-juvenil. O primeiro volume, por exemplo, explica como usar a água de forma racional. A obra também traz um alerta sobre o desperdício de 700 litros de água a cada mil litros utilizados em uma casa com quatro moradores.

O segundo livro mostra as características dos biomas brasileiros e trata da legislação vigente no Brasil a respeito da conservação da natureza. O terceiro volume explicita formas de sermos consumidores responsáveis. A técnica é a "regra dos 5 R's" - repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar - , que são ações simples e de grande impacto sobre a preservação do meio ambiente. Já os livros quatro, cinco e seis mostram os impactos da ação do ser humano sobre a atmosfera, o litoral e o solo.

Para a coordenadora de Projetos e Ações Multidisciplinares da Diretoria de Educação Básica da secretaria (DIEB/SED), Maria Benedita Prim, "O material didático proporciona ao leitor a identificação dos fatores de degradação ambiental de sua região e maneiras possíveis de minimizá-los".

Com base na declaração da ONU de que "a proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos e que devemos trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável", a coordenadora avalia que o kit vai contribuir para o aumento da consciência pública.

"O material didático pode ser emprestado para o aluno levá-lo para casa e compartilhar o aprendizado com seus familiares. Assim, o conhecimento gera mudança de atitude em várias pessoas, como alunos, professores, gestores e familiares. Os livros foram desenvolvidos com o objetivo de conscientizar e sensibilizar práticas ambientalmente corretas e fazer delas um compromisso diário", complementa.